Terapia Focada na Compaixão para Adultos com Perturbações Psicóticas, Esquizofrenia, Depressão Refratária e Doença Bipolar
Terapia Focada na Compaixão
O que é?
É uma intervenção de psicoterapia e de reabilitação psicossocial constituída por 15 sessões aplicadas às pessoas com mais de 18 anos com esquizofrenia, perturbação bipolar, depressão refratária e perturbação psicótica.
Tem como base a Terapia Cognitiva Comportamental de 3ª geração (para ler mais sobre esta Terapia, clique aqui) que compreende os estudos em compaixão e em maindfulness, aplicados em conjunto com a TCC.
Qual é o objectivo?
Pretende atingir a mudança terapeutica através da psicoterapia em termos de padrões comportamentais e relacionais.
Promove a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, auxiliando-os a escolherem, organizarem e conduzirem as suas atividades diárias.
Pretende-se ainda habilitar pessoas a se envolverem nos papéis, tarefas e actividades que têm um significado positivo no seu dia a dia e que ajudam a definir as suas vidas.
Alguns objetivos específicos são:
- Melhorar o bem estar, a função social e diminuir os sintomas
- Melhorar a tomada de decisão e resolução de problemas
- Aperfeiçoar a perceção e o equilíbrio dos pacientes através da aprendizagem adaptativa de habilidades para a vida
- experimentar várias situações que poderiam ser transferidas do contexto terapêutico para atividades externas e para uma (re)inserção social que favoreça em vários domínios a autonomia
- promover a participação de pessoas com perturbação mental no mercado de trabalho, sempre que isso seja possível.